Obrigado!
Entraremos em contato em breve.
Laura Rodrigues, fundadora e CEO da Bable Pet (Foto: Divulgação)
Economista aposta em banho e tosa sem estresse para cães, fatura R$ 825 mil e abre franquias!
25 de agosto de 2022
Laura Rodrigues é fundadora da Bable Pet, rede nascida em Piracicaba (SP), em 2020, e que aposta em banhos relaxantes para cães, com música clássica e tecnologia.
Um clima de spa, com música clássica, cosméticos individualizados, banhos relaxantes sem hora marcada e acompanhamento por aplicativo: poderia ser a descrição de um centro de estética, mas aqui os clientes são cães. Essa é a proposta da rede de franquias Bable Pet, fundada em Piracicaba, no interior paulista, em 2020, e que faturou R$ 825 mil no ano passado. A mente por trás do negócio é a economista Laura Rodrigues, de 42 anos, que trocou uma carreira consolidada no setor econômico pela rotina empreendedora, e projeta faturar R$ 2,2 milhões neste ano.
Após uma trajetória exitosa na economia, com mestrado, bolsa internacional e trabalhos relevantes nos governos brasileiro e chileno, Rodrigues resolveu que queria se aventurar por novos ares. A primeira parada foi em uma empresa brasileira de comparação de preços. Depois de alguns anos, ela entendeu que seu caminho talvez fosse no empreendedorismo. Assim, resolveu abrir uma franquia de uma rede de ensino profissionalizante.
Laura Rodrigues tocou o negócio por cerca de sete anos, chegou a ter cinco unidades e até se tornou máster-franqueada da rede, mas durante a pandemia sentiu a necessidade de mudar novamente, e agora queria criar algo autoral.
Nascida e criada no interior, a empreendedora sempre teve cachorros, mas os encarava como bichos de estimação, não como membros da família. Até que, já na vida adulta, um cãozinho adotado pela família a ajudou a lidar com um problema de saúde da filha, então com cinco anos.
O pequeno Tito conseguiu um espaço emocional na vida da família, e Rodrigues passou a observar mais os cuidados que eram prestados ao cãozinho. “Nunca me atentei a perfume e laço, mas uma vez ele veio [do pet shop] com um raspadinho, fui perguntar e me disseram que era ‘normal’, e eu quis entender por que era normal. Comecei a me sensibilizar com esse mundo pet.”
Leonardo Bispo, co-fundador, Laura Rodrigues, CEO, e Jaime Fernandez, CMO da Bable Pet (Foto: Divulgação)
Isso a levou a pesquisar mais sobre o setor, tanto no mercado nacional quanto no internacional, e decidiu empreender com banho e tosa. “Eu não queria algo no segmento de luxo, porque isso vai para o lado de humanizar o pet. Queria algo que proporcionasse o bem-estar para ele enquanto cachorro mesmo, pensando na tranquilidade dos tutores.”
A primeira unidade da Bable Pet foi aberta em outubro de 2020, em Piracicaba. A área reservada para banho e tosa tem 150 metros quadrados, com uma “banheira de ilha”, e foi desenvolvida inteiramente de vidro, para que o tutor possa ver o cachorro durante o procedimento. A ideia foi apostar em espaço para garantir que o cliente não precise marcar hora. Rodrigues calcula que a unidade atenda cerca de dois mil pets por mês.
Para atender bem aos “cãosumidores” dos serviços e reduzir o estresse que o momento do banho pode proporcionar para o pet, o ambiente toca música clássica durante todo o tempo, aposta em feromônios e barra a entrada de gatos. Na sala de secagem, Laura Rodrigues investiu em isolamento acústico com redução do ruído, para tornar a experiência mais agradável para os ouvidos peludos.
A aposta em tecnologia é uma das ferramentas para ajudar a aprimorar a experiência dos tutores. “O cliente pode definir no nosso aplicativo o xampu que ele quer usar no banho do cachorro, por exemplo, e a informação vai diretamente para o banhista.” Da mesma forma, se for encontrada uma pulga no cãozinho, por exemplo, o tutor é notificado pelo aplicativo. Também há ferramentas de rastreabilidade do focinho, para identificar os animais de raças iguais. Ela calcula ter investido cerca de R$ 500 mil em todos esses projetos – o investimento mais relevante do negócio.
Com os bons resultados, Rodrigues resolveu formatar para franquia, uma vez que já tinha ampla experiência no setor. A primeira unidade franqueada abriu as portas em agosto de 2021, em Moema, na zona sul da capital paulista. Uma terceira unidade já está prevista para ser inaugurada em São Caetano do Sul (SP).
Bable Pet trocou as gaiolas por janelas de vidro para que os tutores possam acompanhar o atendimento (Foto: Divulgação)
Além do banho e tosa, o modelo de franquia da Bable Pet, que pode ser montada em uma área de 120 metros quadrados, conta com serviços veterinários e uma pequena loja, que vende itens como alimentação natural e vestuário Cerca de 70% do faturamento da rede vem do sistema de assinatura de banho e tosa, que oferece banhos até 20% mais baratos. O tíquete médio é de R$ 100.
O investimento inicial para ser um franqueado da rede é a partir de R$ 305 mil. O valor contempla taxa de franquia, adequação do espaço e capital de giro. O retorno do investimento é previsto em até 24 meses. O plano é negociar mais três franquias em São Paulo, e dez para o ano que vem, em todo o Brasil.
Baixe nosso aplicativo